Dicas de segurança que o segurado pode ter nas férias

0

Outro período de férias se aproxima. Roteiro pronto, tudo organizado, mas e o carro? Alguns alertas sobre os cuidados que devem ser tomados com o carro antes de pegar a estrada:

Itens básicos

A checagem de itens básicos como pneus, rodas, triângulo, macaco, chave de roda, suspensão, rodas, nível do óleo e de fluidos, assim como faróis e lanternas são imprescindíveis antes de sair da garagem.

Combustível

Saiu da garagem, encha o tanque. Além de ser muito importante para não causar a famosa pane seca, que, por sinal, acarreta uma multa no valor de R$ 130,60 e 4 pontos na CNH, um combustível de qualidade faz o motor do carro funcionar melhor.

Alinhamento

É muito importante verificar o alinhamento do carro, para que o mesmo não faça movimentos involuntários, saía da rota ou avance nas curvas.

Sistema elétrico

O que muita gente não sabe é que o carro consome energia até desligado. Por isso, vale a pena prestar atenção a alguns sinais, como a potência das luzes do carro e do painel ou demora para dar a partida. Para esse tipo de revisão, programa-se com certa antecedência, para que, se necessário, seja possível realizar a troca de peças sem atrapalhar o tempo da viagem.

Parada obrigatória

O nível de fluído dos freios e possíveis vazamentos também devem ser checados. O cuidado deve ser redobrado caso haja ruídos, perda de efetividade e dificuldade de resposta do pedal, nesses casos há revisões detalhadas.

Visão sem crise

As lâminas, as borrachas e o reservatório de água do para-brisa devem ser checados antes de cair na estrada. A visibilidade é um item imprescindível, principalmente em condições adversas, como em chuvas.

Os itens citados acima são bem analisados quando o segurado faz um check-up com antecedência. Mas, há outras dicas que também devem ser seguidas para o bem-estar da viagem, confira:

Documentos em dia

Seja para andar no território nacional como para atravessar fronteiras, os documentos do carro e do motorista precisam estar em dia. É importante levar consigo a CNH e o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). Verifique também a lista de exigências do país de destino.

Cinto de segurança

Está na lei o uso obrigatório do cinto de segurança para motoristas e passageiros, inclusive no banco traseiro. Segundo pesquisas da Universidade de Tóquio, o uso do cinto reduz em 80% o risco de fatalidades de passageiros no banco da frente.

Bagagem

A bagagem deve se limitar ao porta-malas. Quaisquer itens soltos que vão na parte da frente do carro podem prejudicar a visão ou distrair o motorista, causando acidentes graves.

Análise a rota

Programe a viagem e saiba quais rodovias e estradas você pegará. Analise o tempo de viagem e estabeleça pontos de parada, assim todos podem se alimentar, usar o banheiro e esticar as pernas.

E lembre-se sempre: em caso de sinistro, acione o seu corretor de seguros e/ou sua seguradora pelos telefones de atendimento 24 horas.

Fonte: cqcs

Compartilhe.

Comments are closed.