Exame de Vista: como é feito e principais tipos (http://aliadoss.com.br/newsletter/)

0

O exame de vista, ou exame oftalmológico, serve para avaliar a capacidade visual e, apesar de poder ser feito em casa, deve ser sempre feito por um médico oftalmologista, pois só ele pode fazer um diagnóstico correto e avaliar a saúde dos olhos.

Existem vários tipos de exame de vista, porém, o mais comum é o exame para avaliar a capacidade para ver de perto e de longe e, deve ser feito pelo menos uma vez por ano a partir dos 40 anos, mesmo que já se use óculos, pois o grau dos óculos pode ter mudado, necessitando ser aumentado ou diminuído, dependendo do caso.

É recomendado fazer este tipo de exame sempre que surgem sintomas de dificuldade em enxergar, como dor de cabeça frequente ou olhos vermelhos, por exemplo. Veja uma lista mais completa dos sintomas que podem indicar problemas de visão.

Como fazer o exame de vista em casa

Para fazer o exame de vista em casa basta seguir as seguintes instruções:

Exame de Vista: como é feito e principais tipos
  1. Coloque-se à distância do monitor indicada na tabela abaixo;
  2. Olhe para a imagem e tape o olho esquerdo com a mão esquerda, sem fazer pressão. Se utilizar óculos ou lentes, não os tire para fazer o teste;
  3. Tente ler as letras da imagem de cima para baixo;
  4. Repita o processo para o olho direito.

A distância recomendada do monitor para este teste é:

Se conseguir ler até à última linha com os dois olhos a capacidade visual está a 100%, mas se não conseguir ler até à última linha com ambos os olhos, pode ser necessário corrigir a visão. Para isso, o recomendado é consultar um oftalmologista para confirmar o grau de visão e fazer a correção necessária.

Qual o preço do exame profissional

O preço de exame de vista pode variar entre 80 a 300 reais, dependendo do tipo de exame de vista indicado pelo médico e do consultório onde é feito.

Principais tipos de exame de vista

Este tipo de exame pode ser dividido em vários tipos, de acordo com o problema que se está tentando identificar. Os principais incluem:

Teste de vista OCT

Teste de vista OCT

Estes exames são importantes para avaliar a a necessidade de usar óculo, lentes de contacto ou, em casos mais graves, de fazer uma cirurgia para recuperar a vista.

Quando se deve ir ao médico

É aconselhado marcar uma consulta no oftalmologista quando:

Além disso, deve-se ir ao pronto socorro quando se deixa cair líquidos nos olhos, como detergente por exemplo, ou tem um derrame vermelho no olho, apresentando coceira, dor e sensação de picadas.

Compartilhe.

Comments are closed.